Quais Normas usar no setor de Patologia das Construções?

Conheça as Normas Técnicas mais aplicadas no setor de Patologia das Construções e certifique-se de trabalhar dentro das boas-práticas

Você já deve saber mas não custa relembrar que qualquer trabalho técnico precisa seguir as Normas brasileiras, bem como as boas práticas para se obter a excelência construtiva tão almejada. No Brasil, quem edita e publica as Normas é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), reconhecida como o Foro Nacional de Normalização desde sua fundação, em 28 de setembro de 1940. As Normas Técnicas são desenvolvidas por meio dos Comitês Brasileiros (ABNT/CB), Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS) e Comissões de Estudo Especiais (ABNT/CEE).

Trata-se de uma entidade privada, sem fins lucrativos, que ocupa papel de destaque no cenário global como membro fundador da International Organization for Standardization (ISO), da Comisión Panamericana de Normas Técnicas (Copant), da Asociación Mercosur de Normalización (AMN) e da International Electrotechnical Commission (IEC).

Com forte articulação junto ao poder público e à sociedade, a ABNT colabora na implementação de políticas públicas, incentiva o desenvolvimento de mercados, protege os consumidores e promove a segurança da população.

Saiba mais em https://abnt.org.br 

Normas Técnicas para Manutenção e Operação de Edificações

O setor de Patologia das Construções se vale de diversas Normas Técnicas, voltadas para projeto, execução, manutenção, operação e demolição de edificações. São elas:

NBR 5674 – Diretrizes para Manutenção de Edifícios

A NBR 5674 estabelece diretrizes para a gestão da manutenção de edificações, visando garantir a segurança, funcionalidade e vida útil do imóvel. A norma abrange desde o planejamento até a execução das atividades de manutenção, incluindo a definição de responsabilidades e a criação de um sistema de gestão. 

NBR 16280 – Normas para Reformas de Edifícios

Já esta Norma estabelece requisitos para reformas em edificações, com o objetivo de garantir a segurança, qualidade e durabilidade das obras. Ela se aplica a qualquer intervenção que modifique a estrutura, sistemas ou instalações do edifício, exigindo comunicação prévia e aprovação de responsáveis técnicos. 

NBR 14037 – Manual de Uso e Operação

Por sua vez, a NBR 14037 estabelece diretrizes para a elaboração do Manual de Uso, Operação e Manutenção de Edificações, visando fornecer informações claras e precisas sobre o uso adequado e a manutenção da mesma. Este manual é um documento obrigatório, elaborado pelo construtor/incorporador, que orienta os usuários sobre as características técnicas da edificação, procedimentos recomendados, prevenção de falhas e acidentes, e contribui para a durabilidade da construção. 

NBR 15575 – Padrões de Desempenho de Edifícios

Uma das Normas mais utilizadas no setor de Patologia das Construções, a NBR 15575 estabelece requisitos e critérios de desempenho para garantir a qualidade, durabilidade e segurança em construções residenciais. Ela visa aprimorar a habitabilidade e a sustentabilidade das edificações, influenciando desde o projeto até o uso e manutenção. 

NBR 16747 – Inspeção Predial

A NBR 16747 estabelece diretrizes, conceitos, terminologia e procedimentos para inspeções de edificações, visando uniformizar a metodologia e padronizar esta atividade. A Norma não torna a inspeção obrigatória, mas define os parâmetros para sua realização, incluindo etapas como coleta de dados, análise documental, investigação in loco e elaboração de laudo técnico. 

NBR 17170 – Norma de Garantia de Edifícios

Esta Norma estabelece prazos e condições de garantia para edificações, detalhando responsabilidades de construtoras, incorporadoras e outros agentes envolvidos na construção. Ela visa padronizar as garantias na construção civil, substituindo o antigo Anexo D da NBR 15575. 

NBR 13752 – Perícias de Engenharia

Por sua vez, esta Norma Técnica Brasileira estabelece os requisitos para perícias de engenharia na construção civil. Ela define os procedimentos e diretrizes para a atuação de peritos em diversas situações, como avaliação de danos, análise de causas de problemas em obras, determinação de responsabilidades técnicas, entre outras. 

Normas Prescritivas para Edifícios

Segundo Felipe Lima, criador da ADPAT, ainda são escassas as Normas Técnicas específicas para a área de Patologia das Construções — uma lacuna que demanda esforço coletivo para futuras implantações. As chamadas Normas Prescritivas, que abrangem os procedimentos de execução de sistemas como impermeabilização, fachadas, estruturas, instalações hidráulicas e elétricas, entre outros, devem ser criteriosamente consideradas durante o processo de inspeção, pois constituem a base do processo construtivo. Felipe também destaca a necessidade contínua de atualização das normas, em sintonia com as inovações e melhorias que o mercado exige e oferece.

Normas Técnicas para Manutenção e Operação de Edificações (Fonte: Felipe Lima)

Feira da Patologia das Construções

 

A próxima edição da Feira da Patologia das Construções (FEIPAT) será realizada de 9 a 12 de setembro de 2026 no São Paulo Expo.

 

Organizada pela Comunidade Adpat de Patologia das Construções (https://adpat.com.br) e IEG Brasil (https://iegbrasil.com.br), a exposição será palco das últimas inovações e tendências do setor!

 

Serão mais de 900 metros quadrados exclusivos, reservados especialmente para empresas de patologia das construções, manutenção de edificações e gestão predial de condomínios.

 

 

Mais informações:

contato@adpat.com.br

+55 11 96579-4321